sexta-feira, 27 de abril de 2012
terça-feira, 17 de abril de 2012
A Tarefa interminável
Giacometti, o eterno
insatisfeito, aquele que faz continuamente aparecer e desaparecer o objeto,
aquele que sempre deseja, e o que deseja é impossível.
Alberto Giacometti, esse
artista testemunho de uma trajetória singular, que se estabelece entre a
destrutividade e a criação da forma, concentrado em estabelecer uma relação com
a realidade e a representação daquilo que via.
Como representar a realidade?
Giacometti em suas crises e
buscas retoma o processo pelo viés do imaginário surrealista. Abandona, recria
novas formas deste ver e representar. O
que ele busca?
Em uma de suas milhares de
anotações fragmentárias, que ele registrava em qualquer papel, espalhava por
todo canto e logo abandonava, ele nos dá esse testemunho impressionante:
“ Não sei mais quem sou, onde
estou, não me vejo mais, penso que meu rosto deve aparecer como uma vaga massa
esbranquiçada, frágil, que só se mantém inteira sustentada por andrajos
informes que caem até o chão. Aparição incerta. Não me vejo mais, nem o que me
cerca: copos, vidros, rostos, cores aqui e ali, sim cores muito brilhantes, um
pires em cima da mesa, as costas de uma cadeira. Os objetos, sobretudo, me
parecem reais, o copo bem menos precário que a mão que o segura, que o levanta,
que o descansa, que desaparece. Os objetos têm uma outra consistência. As
cabeças, os personagens são apenas movimento contínuo do dentro, do fora, elas
se refazem sem parar, não têm verdadeira consistência, seu lado transparente.
Elas não são nem cubo, nem cilindro, nem esfera, nem triângulo. Elas são massa
em movimento, forma mutante e nunca totalmente apreensível. São também ligadas
por um ponto interior que nos olha através dos olhos e que parece ser a
realidade delas, uma realidade sem medida, em um espaço sem limite e que parece
ser diferente do espaço em que esta xícara se mantém diante de mim ou a
realidade criada por esta xícara. Elas não tem, além disso, nenhuma cor
definida.” (Giacometti 1990, p.218).
Esse movimento incessante das
coisas, na metamorfose de suas revelações e ocultamentos, de aparições
fascinantes e obscuridades vindas das sombras e da noite mais opaca, lança ao
nosso olhar uma espacialidade de outra ordem, ilimitado e indeterminado, sem
origem ao meu ver no apreensível do já visto. As imagens de Giacometti são sem
repouso e ao mesmo tempo estáticas e verticais, cuja forma é obtida pelas distorções e subtrações neste
eterno fazer e refazer.
O escritor francês Jean Genet,
um dos grandes amigos do artista, fala sobre essa outra origem, espacial e
temporal que nos convoca as obras de Giacometti:
“As estátuas dir-se-ia
pertenceram a uma idade defunta, descobertas depois de a noite e o tempo – que
as trabalharam com inteligência – as haverem corroído, dando-lhes o ar doce e
duro da eternidade que passa.” ( Genet. 1999,p.38).
E mais adiante:
“Cada escultura parece
regressar a- ou vir de- uma noite tão distante e espessa que se confunde com a
morte (...) . (Genet 1999, p.49).
Assim nos mostra Giacometti em
sua tarefa interminável, construindo e destruindo para construir, na impossível
operação de dar por concluída uma obra que captasse o “desconhecido absoluto da
natureza real” .
Ensaios e anotações:
Juracy Giovagnoli dos Santos
segunda-feira, 16 de abril de 2012
O som da escuta por John Cage
A cor do som em Jonh Cage, possui os movimentos do silêncio, esse deslocamento do som como moldura para algo além dele. Música sem intenção clara, a idéia de arte plural, nessa mistura entre estímulos visuais e sonoros, como busca e indagação, como forma de percepção da música como conceito.
Cage dissolve os limites entre as formas de expressão e sua representação.
Criou trilhas sonoras para coreografias de Merce Cunnigham, e influenciou com suas noções de acaso, de repetição e de vazio, as obras visuais de artistas como Josef Albers, Jackson Pollock e Robert Rauschenberg.
Suas composições vazias, cheias de improvisos ou de ruídos acidentais são recortes
físicos do espaço, com o que os críticos chamam de "música como território"
"Ele recorta o tempo como se fosse uma escultura". Suas partituras em forma de rabiscos, transparências e notações nada convencionais, como orientações para pausas, uso de instrumentos aleatórios ou até mesmo o som do rádio, davam plasticidade a música, para explorar toda potência do som como espaço, como gerador de lugar de estados e emoções.
Pina Bausch
Imperdível!
Bjs.
Liana
Café Müller
A piece by Pina Bausch
Music - Henry Purcell
Director and choreographer - Pina Bausch
Set and Costume Design - Rolf Borzik
Collaboration - Marion Cito, Hans Pop
Duration: 49 minutes
www.ubu.com/film/bausch_muller.html <http://www.ubu.com/film/bausch_muller.html>
terça-feira, 10 de abril de 2012
Sobre Giacometti
Comentário de Genet sobre Giacometti
“A beleza tem apenas
uma origem: a ferida, singular, diferente para cada um, oculta ou visível, que
o indivíduo preserva e para onde se retira quando quer deixar o mundo para uma
solidão temporária, porém profunda. A arte de Giacometti parece querer descobrir essa
ferida secreta de todo ser e mesmo de todas as coisas, para que ela os ilumine.”
(Genet, Jean. O Ateliê de Giacometti. São Paulo: Cosac
&Naify Edições, p.12-13)
Para pesquisar: ver o site da fundação Giacometti aqui
.
Para pesquisar: ver o site da fundação Giacometti aqui
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Giacometti : o que é uma cabeça?
Jean-Paul Satre fala sobre Giacometti:
"Agora, eis a matéria: uma rocha, simples grumo de espaço. Com o espaço é preciso que ele inscreva o movimento na total imobilidade, a unidade na multiplicidade infinita, o absoluto na relatividade pura, o futuro no presente eterno, a eloquência dos signos no silêncio obstinado das coisas. Entre a matéria e o modelo, a distância parece impossível de preencher; no entanto essa distância só existe porque Giacometti fez dela sua medida"
(...)
Ed. Martins fontes, pg.14-15
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Giacometti by Giacometti
Giacometti
Há 15 dias
Há quinze dias tento fazer paisagens.
Passo todos os dias na frente do mesmo jardim, das mesmas árvores e do mesmo
fundo. Vi essa paisagem pela primeira vez pela manhã, o sol estava brilhando,
as árvores cobertas de flores, e no fundo, bem ao longe, montanhas cobertas de
neve. Era isso que eu queria pintar, mas desde então o céu está menos claro,
muitas vezes chove, não vejo mais as montanhas há quinze dias as flores, as
brancas e lilases, murcharam, e continuo minhas paisagens até a madrugada.
Cada dia, vejo um pouco mais que
não estou vendo nada e não sei de que forma alguma como, e por meio de quê, eu
poderia colocar na tela algo daquilo que vejo. Qualquer esperança de restituir
a visão do primeiro dia desaparece, mas isso é-me bastante indiferente. Essa paisagem devia ser
apenas um começo, é isso que eu tenho o tempo inteiro sob os olhos na frente da
porta do meu atelier, vi muitas outras nos arredores que queria fazer também , uma eu até comecei um dia. Pensei que
poderia fazer toda uma série de paisagens, da manhã, da noite, algumas com
grandes conjuntos, outras com árvores, e outras ainda com o rio.
Mas eu não penso mais nisso, aquelas que estão na frente da
porta são me suficientes por meses, e ainda assim eu seria obrigado a me
limitar, primeiro a uma só parte dessa paisagem, e em seguida provavelmente a
uma só árvore, e no final, a apenas um galho. E quer eu faça a paisagem ou
flores num vaso, ou um vaso com flores ressecadas, ou somente o vaso, ou outros
objetos que estão na mesa, isso não tem mais nenhuma importância. Ou uma figura
no cômodo com os objetos que o cercam, e voltarei bem rápido ao mesmo assunto
que estou tentando pintar há anos, e as paisagens seriam uma vez mais adiadas
para mais tarde, ou, em todo caso, não vejo quando poderia ir mais longe do que
aquela que vejo pela minha janela ou na frente de minha porta.
Mas vejo todas aquelas que
gostaria de ter pintado, em torno de meu atelier em Paris, e depois o terreno
baldio de Malaloff, e os arredores de Paris, e de Dieppe e do cabo Ferrat, mas
também toda a paragem para Digne. E aqui logo depois da fronteira italiana.
Muitas vezes, à noite, vejo todas
as reproduções de paisagens que encontro nos livros que tenho aqui (é uma
escolha bastante limitada), para saber quais me chamam a atenção, ou me
interessam mais. Comparo-as e copio-as. Há aqui algumas reproduções dos
impressionistas, dos holandeses, flamengos primitivos, egípcios, um álbum de
paisagens chinesas, e é mais ou menos tudo.
Fica me a memória, nesta noite,
sobretudo as de Cézanne, as chinesas, as de Ruysdael e as de Van Eyck e as egípcias, o que
provavelmente ficaria na memória de mais ou menos todo mundo, pelo menos de quase
todos o pintores.
Eu me restrinjo, para acabar, a
dois detalhes de Van Eyck, a um relevo egípicio e a duas ou três paisagens
chinesas e as de Ruysdael. São essas que me parecem as que mais se assemelham,
sobretudo as de Van Eyck e o relevo egípcio, ou também uma cascata entre as
rochas chinesas. É quase incômodo falar de paisagem chinesas hoje, fala-se
muito delas, admira-se muito sua atmosfera, o espaço, a onda, elas parecem
sempre de referências duras e precisas como uma pedra, são essas três obras que
me chamam a atenção e que mais me interessam. Eu as copio e me parece que elas
têm alguma coisa, ou mesmo muitas coisas em comum.
São essas as paisagens em
pinturas que me vêm primeiramente à memória.
{...}
Giacometti, Alberto. Écrits. Paris: Hermann
Éditeurs, 2007, PP.375-377.
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