segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A origem da obra de arte

A origem da obra de arte,
De Martin Heidegger.


Leitura sugerida para as discussões e reflexões sobre Arte, do grupo Contraponto.
O que é a obra de arte?
como uma coisa pode se tornar arte?

Estas são perguntas fundamentais quando se trata do fenômeno artístico. Afinal não podemos falar de "arte" sem nos remetermos à "obra de arte"
Na história da filosofia, há muitos filósofos que interrogam-se acerca da arte e do que a define. Para o filósofo alemão, Martin Heidegger, em seu livro: A Origem da Obra de arte, encontramos algumas destas reflexões, procurando mostrar que a Arte deve ser entendida pela perspectiva do que a "coisa" é, e para isso ele desmembra o conceito sobre "coisa" em três modalidades: quanto ao "suporte", a "unidade" dos sentidos, e a sua coisicidade ou "materialidade".


Origem significa aquilo a partir do qual e através do qual uma coisa é e o que é, e como é"
Segundo Heidegger, a origem de algo esta na sua essência, e a obra surge apartir e através da atividade Do artista - e é pela obra que se conhece o artista.

Mas o que é e como é uma obra de arte? Se:

Toda obra têm este caráter de coisa.
O monumento está na pedra.
A escultura está na Madeira.
O quadro está na cor.
A obra musical está no som.

O que define o ser de uma obra de arte?
Segundo Heidegger: a obra de arte é ainda algo de outro, para além de seu caráter de coisa.
Para Heidegger toda arte é um poema. Quando olhamos para os sapatos da camponesa de Van Gogh, os poemas de Hölderlin ou um templo grego, as representações que aí se mostram, podem nos revelar o outro lado das coisas, e utilizar o que vemos como ponto de partida para o sentido da Arte e sua essência.
Exemplificando essa transformação, o autor nos diz:
" Uma estátua em pedra será uma obra de arte ou uma pedra feita em arte?
A coisa- pedra é transformada em coisa- arte através do artifício do artista e é a alma deste que confere vida à pedra e a transforma em arte.
O que confere aos sapatos de Van Gogh algo desta representação em arte, diferente de ser um mero apetrecho "sapato" é esta possibilidade para além de seu caráter de coisa.
Van Gogh confere aos sapatos a apreensão da subjetividade do artista, ultrapassando à própria imagem, criando ou recriando a noção que guardamos de um objeto, permitindo distinguir o real da representação, e assumindo o caráter de transpor ao nosso imaginário  a função real do objeto para além do "ser" objeto.
Portanto, só é possível decifrar uma obra de arte e o conteúdo humano de que o artista a imprimiu, quando se descobre a  "leitura complexa que toda imagem oferece", onde a intuição apercebe-se de imediato que toda a imagem é um sinal onde, como um rosto, podemos encontrar, para além da semelhança e da beleza a inscrição de uma alma.



Outra questão a ser proposta é em relação ao "Tempo". O Tempo presente em cada obra e a faz singular no seu existir. Esse tempo que ajuda a criar novas formas de olhar, ao revelar como a obra se mantém sempre a mesma à medida exata em que se descobre sempre outra - com outras interpretações, e portanto  aberta a novos significados, que segundo Heidegger é o que faz ser o lugar "da verdade" de uma obra, da verdade que se revela sempre como um acontecimento atemporal, por gerar com este olhar a admiração e o espanto.
"O que nos parece natural é unicamente o habitual do há muito adquirido, que fez esquecer o inabitual donde provém. Este inabitual, todavia, surpreendeu um dia o homem como algo estranho, e levou o pensamento ao espanto" (Heidegger, 1990, pg. 17).
Esse espanto, ou uma abertura para o ser da obra, carrega a evidência do acontecimento da verdade na obra, o que quer dizer que é na obra que a verdade se cria, que se instaura um mundo, onde a arte, portanto, na sua essência é uma origem.

anexos e discussões compilados
por Juracy Giovagnoli dos Santos

3 comentários:

  1. A obra de arte traz o mundo para perto.
    beijos,
    Cristiane Mohallem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa grande coisa

      Excluir
    2. Não to zuando arte é uma coisa q ilumina o meu caminho.......

      Excluir

Ampliando a discussão em Contraponto,
os comentários serão sempre bem-vindos.